Weby shortcut
facebook Cai
SARAU BRASIL-ITÁLIA

SARAU BRASIL-ITÁLIA

Criada em 18/11/16 12:20.

Dia 19 de novembro de 2016, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural da UFG.

Acontecerá, no dia 19 de novembro de 2016, às 19h30, no Teatro do Centro Cultural da UFG, o SARAU BRASIL-ITÁLIA, evento ligado a um projeto de Cultura e Extensão, da área de língua e cultura italiana da Faculdade de Letras da UFG, e que se chama: MOMENTO ITALIANO NA UFG (4ª edição).

O SARAU BRASIL-ITALIA se caracteriza por ser um encontro de Corais cujo repertório é constituído por obras em língua italiana. O SARAU BRASIL-ITÁLIA acontece, sem interrupção, desde novembro de 2012.

Neste ano de 2016 o SARAU BRASIL-ITÁLIA contará com a participação do grupo FRÈRES UNIS constituído pelos imigrantes haitianos residentes no Expansul. A participação dos haitianos, que cantarão em crioulo e francês, em um encontro de Coros ligados à italianística, tem por objetivo de promover uma reflexão quanto a condição de migrantes que caracteriza a população goianiense que, segundo dados estatísticos, é a terceira maior no Brasil, só abaixo de São Paulo e Rio de Janeiro, no que se refere à migração interna. Mas nos últimos 5 anos cresceu o número de estrangeiros, vindos do Oriente Médio, da Europa, da América Latina. Todos em busca de melhores condições de vida para si e seus familiares. Os italianos e ítalo-brasileiros que vivenciaram os difíceis momentos de adaptação à nova cultura, à nova língua para formarem uma nova rede de relações sociais, acolhem, simbolicamente, os imigrantes haitianos e procura aproximá-los cada vez mais das atividades sócio-culturais da cidade de Goiânia.  

O SARAU BRASIL-ITÁLIA 2016 contará com a participação dos seguintes coros: Frères Unis (haitianos / Expansul - Aparecida de Goiânia); Coro Italiano UnB (Brasília); Coro Toscanelli (da Associação de Italianos de Goiás - AIGO); Arte Viva (CEGAL) e Madrigal InCanto (Italianoggi). A entrada é franca e para ter o certificado de horas/atividade, basta assinar a lista de presença, não precisa se inscrever antecipadamente.

Texto: Margareth Nunes (Coordenadora do Momento Italiano na UFG)

SARAU BRASIL-ITÁLIA

Categorias : eventos

Listar Todas Voltar