Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
facebook Cai

História

Atualizado em 28/08/15 16:00.

A trajetória da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG inicia-se em 1987, quando foi implantado o Núcleo de Relações Internacionais da UFG, com o objetivo de abrir portas do exterior para a universidade. Posteriormente, através da Portaria nº 00373 de 07 de abril de 1987, expedida pelo então Reitor Prof.Joel Pimentel de Ulhôa, foi criada a Assessoria de Assuntos Internacionais, órgão responsável pelo desenvolvimento e ampliação da cooperação internacional da instituição com congêneres de outros países. A Profa. Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira foi designada a primeira assessora, com a incumbência de propor a adequada estrutura à Assessoria, definindo seus objetivos, seu programa de atividades e suas condições de funcionamento. 


A iniciativa de investimento no âmbito internacional é muito bem vista no cenário acadêmico, destacando a UFG como uma das mais notáveis universidades a investir nos núcleos de relações internacionais, dessa forma “mantendo contatos importantes que começam a abrir a portas do exterior para a universidade”, conforme o Relatório Sintético das Atividades da UFG em 1987.

No ano seguinte assume Ruy Rodrigues da Silva, com o compromisso de manter e desenvolver os trabalhos que já ganhavam notoriedade no âmbito internacional. No ano de 1989 o mesmo Reitor, através da Portaria 00920, e considerando a necessidade de fortalecer e ampliar os trabalhos em âmbito internacional, cria a Comissão do Conselho Consultivo da Assessoria de Assuntos Internacionais, fixando atribuições e competências desse conselho no Regimento Interno da Assessoria e designando para constituí-lo os professores Fernando Pelegrini, Heitor Rosa, Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira e Ivo de Carvalho.

Foi na gestão do Professor Orlando Afonso Valle do Amaral que a partir de 1991 a então assessoria ganha o título que herda até hoje de Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFG. Na seqüência, em 1994, volta à CAI a professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira. Entre 1998 e 2005 foi a Professora Adriane Cecília Teixeira de Oliveira ocupou a função de coordenadora, iniciando uma nova fase de desenvolvimento das relações acadêmicas internacionais da UFG.

Desde janeiro de 2006 a Profa. Dra. Ofir Bergemann de Aguiar está na função de Coordenadora de Assuntos Internacionais, ampliando a influência e a abrangência dos projetos ligados ao cenário acadêmico internacional e continuando os trabalhos que se fazem representativos na cooperação acadêmica internacional há 20 anos na UFG.

Listar Todas Voltar